Parana Bonsai
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Ir para baixo

Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Empty Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Mensagem  Admin Sex Abr 30, 2010 10:29 am

luciano benyakob escreveu:Este artigo é uma forma condensada , do artigo de Karin Albert.

http://www.artofbonsai.org/feature_articles/penjingrenaissance.php

Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_15
Ulmus Chinês (Ulmus parvifolia) criado por Wang Huaishun de Ningde, Fujian Province.A altura da árvore mais alta é de 44 cmts..

No Ocidente,O Penjing percorreu um longo caminho. Durante décadas, a arte de nanismo árvores em recipientes tinham sido atribuída exclusivamente aos Japonêses. Bonsai, fomos informados, foi uma invenção japonêsa. Os primeiros professores foram japonêses, e os primeiros livros foram traduzidos do japonês ou escritos em Inglês por imigrantes japonêses.
Mas, em seguida houve Wu Yee-sol,um rico banqueiro de Hong Kong. Ele não só possuía uma importante coleção de miniaturas de árvores e paisagens, mas dos meios necessários para falar de um país que se tinha tornado empobrecido e isolado do resto do mundo, embora há mais de um milénio, tinha sido a principal influência cultural no Extremo Oriente asiático. Mr. Wu's publicou: "Man Lung Artístic Pot Plantas", primeiro publicado em 1969-1974, provocou uma agitação na monolítico Universo do Bonsai,porque ele sustentou e provou que na China, a arte de colocar arvores na bandeja, possuia mais de um milhar de anos! E as reivindicações deste "cultura agricola" ,foram apenas o comêço. Em meados dos anos 1980, dois livros por Hu Yunhua, um autor chinês , tornou-se disponível em Inglês: "Penjing: A Arte Chinesa de Miniatura Gardens" (Timber Press, 1982) e "Chinese Penjing: Miniatura Árvores e Paisagens" (Timber Press, 1987) que apresentam o Penjing de várias regiões geográficas da República Popular. Embora muitas das árvores pareciam imperfeitas para os olhos dos artistas formados na tradição japonesa, também passavam um espírito de ousada e corajosa personalidade expressão artística que alguns artistas ocidentais não deixaram de notar. Depois, vieram as primeiras visitas e exibições de artistas chineses aos E.U.A. Alguns americanos ficaram impactados. Uma verdadeira libertação, foi o impacto sobre os praticante da arte , que viviam e praticavam rígidas normas e regulamentos . E achavam que tinham sido reprimidos sem permissão concedida para perseguir um maior nível de experimentação artística. Desde os primeiros dias, este coro tem crescido progressivamente. Entretanto, entusiastas em bonsai , que moravam em lugares quentes descobriram que, quanto mais intuitivo e livres, os métodos de artistas chineses se adequavam a seus ambientes naturais, melhor do que muitos métodos clássicos japoneses. Eles descobriram que a vivacidade e profusa graça inata para espécies tropicais, como Ficus ou Bougainvillea apelam a uma abordagem menos formal a árvore...
luciano benyakob escreveu:Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_16
Figueira (Ficus retusa) criado por Ye Mingxuan Província de Guangdong. Esta árvore, foi desfolhada para uma exposição para mostrar a sua bela ramificação.
Em meados anos 1970, depois de muitas décadas de guerras e dominação imperial, destruição, fome, revolução, isolamento internacional e experimentos Comunistas , o gigante anteriormente conhecido como o Reino Médio de Chin, foi se mexendo e realinhando sua própria cultura. Desconhecido para o resto do mundo, alguns homens tinham começado corajosamente para reavaliar Penjing na esperança de revitalizar este antigo e milenar costume. Haviam formidáveis obstáculos,muitas das coleções tinha perecido em 100 anos de muitas de catástrofes provocadas pelo homem. E muito da antiga arte tinha degenerado em escolas regionais , consttuidas por artesãos e artistas determinados a treinar árvores em esquisitas e pré-concebidas formas, tais como dragões, nuvens camadas, e assim por diante. Felizmente alguns visionários resolvidos a se conectar com o eminente espírito de outros tempos e de reconstruir a arte de forma tradiçional, enquanto experimentavam de novas formas e técnicas.
luciano benyakob escreveu:Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_17
A esquerda , o ideograma que representa a palavra Bon-Sai , em Japonês. Bon, representa vaso ou bandeja, Sai , representa planta. Em Chinês esta palavra se pronuncia Pen-Zai. A direita, o ideograma que representa Pen-Jing em Chinês. Reparem que o ideogramo de Pen , vaso , é igual ao escrito em Japonês: Bon! E tambem se refere a vaso. Jing , significa: Arvore ou paisagem!
O que é o Penjing? Há pessoas que alegam que esta palavra é apenas uma denominação Chinêsa para a mesma arte! Existem várias diferenças entre as duas artes , alem dos seus caracteres escritos. Enquanto a linha japonêsa se foca, na maioria dos casos , na utilização da arvore ou arvores em si. A linha chinêsa está mais focada em paisagens , com a utilização de vários elementos, tipo: rochas , figuras e etc... Até mesmo , no percurssor do bonsai, ou seja o Shumu Penjing, que trabalha a arvore solitária. Há no trabalho chinês uma dramaticidade muito grande e um tendência a paisagem mais distante. Em contraponto a tendência a simetria do trabalho japonês.
luciano benyakob escreveu:Abaixo ,3 gravuras do século XIX , que mostram 3 tipos de trabalhos praticados na China.
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_18
Shumu Penjing, Esta tecnica deu origem ao bonsai japonês. São usadas 1 ou várias arvores. Pedras e figuras podem fazer parte do trabalho.
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_19
Shanshui Penjing, Esta tecnica tem como ponto principal o uso de uma rocha e várias arvores. Tambem possui similar japonês!
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15411_20
Shuian Penjing, Esta tecnica utiliza vários elementos. Arvores , pedras e água. Tambem foi assimilado pelos japonêses.
Podemos dizer que são apenas desenhos de bonsai , com pedras e algumas plantas a mais , porem o Penjing é extremamente mais antigo que o Bonsai. E no trabalho Chinês é flagrante uma maior liberdade de criação.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

https://paranabonsai.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Empty Re: Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Mensagem  Admin Sex Abr 30, 2010 10:31 am

luciano benyakob escreveu:Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_19
Estatua do Monge Tang Jian Zhen, Fundador da seita Budista Ritsugaku. Esta estatua está no Templo Toshodai, Nara, Japão.
Houveram várias ondas de influência cultural Chinêsa, chegando ao território japonês. A primeira onda se deu entre os séculos VI e VII. Trazendo o sistemas de: Escrita, Estrutura Política , Melhorias no sistema Educacional e o Budismo. E várias formas de arte! A segunda onda, aconteceu durante os séculos XIII e XIV, com a introdução do Zen Budismo, e trazendo mais uma leva de manifestações artisticas. Nisto estava incluso o cultivo de arvores na bandeja. E os monastérios se consolidaram como centros religiosos e artisticos.
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_18
Penjing , do Mestre Quin Quan Zao. Considerado o mais famoso artista da China Continental...
Na terceira onda , nos séculos XVII e XIX, deu-se a introdução do Neo- Confuncionismo e mais uma leva de arte Chinêsa. è importante frisar que todas as artes de origem Chinêsa, sempre vieram a reboque destas ondas culturais. E eram sempre ligadas a atividade em monastérios!
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_20
Caqui, Diosporos Aramata, Shumu Penjing. Artista Xu Rong Lin,de Yangzhou....
luciano benyakob escreveu:Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_21
Templo Budista Daming Si, em Yangzhou, China. De aonde saiu o Monge Jian Zhen , para ensinar o Budismo no Japão. Construido no século V, durante a dinastia Tang.
É nescessário mostrar como esta e outras artes , foram introduzidas no Japão e em outros países do oriente , sempre em correlação com a atividade monásterica! Em tudo desde a alfabeto , pintura, ou qualquer forma de arte . Está relacionada a expansão do Budismo. Emanado da China!
Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_22
O quesito influência é muito gritante e bem documentado. Na pintura então , a coisa é muito clara. Sendo que muitos artista japonêses , as vêzes iam pintar suas paisagens e estudar na China. Acima , uma cena muito usada na composição de Penjings: Dois Sábios conversando a sombra de arvores.
É muito claro que todas as artes , ditas Niponicas, tem seu similar Chinês. Porem com séculos de antiguidade. Todas!!!

Penjing , O Renascimento By Karin Albert... Pic_15412_23
Vista de Monges Japonêses ao templo Damin Si, na China. Considerado o bêrço da cultura Zen. A direita uma arvore na bandeja. Foto de 1980.
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 41
Localização : Londrina

https://paranabonsai.forumeiro.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos