Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Ir em baixo

Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Mensagem  Admin em Sex Abr 30, 2010 10:29 am

luciano benyakob escreveu:Este artigo é uma forma condensada , do artigo de Karin Albert.

http://www.artofbonsai.org/feature_articles/penjingrenaissance.php


Ulmus Chinês (Ulmus parvifolia) criado por Wang Huaishun de Ningde, Fujian Province.A altura da árvore mais alta é de 44 cmts..

No Ocidente,O Penjing percorreu um longo caminho. Durante décadas, a arte de nanismo árvores em recipientes tinham sido atribuída exclusivamente aos Japonêses. Bonsai, fomos informados, foi uma invenção japonêsa. Os primeiros professores foram japonêses, e os primeiros livros foram traduzidos do japonês ou escritos em Inglês por imigrantes japonêses.
Mas, em seguida houve Wu Yee-sol,um rico banqueiro de Hong Kong. Ele não só possuía uma importante coleção de miniaturas de árvores e paisagens, mas dos meios necessários para falar de um país que se tinha tornado empobrecido e isolado do resto do mundo, embora há mais de um milénio, tinha sido a principal influência cultural no Extremo Oriente asiático. Mr. Wu's publicou: "Man Lung Artístic Pot Plantas", primeiro publicado em 1969-1974, provocou uma agitação na monolítico Universo do Bonsai,porque ele sustentou e provou que na China, a arte de colocar arvores na bandeja, possuia mais de um milhar de anos! E as reivindicações deste "cultura agricola" ,foram apenas o comêço. Em meados dos anos 1980, dois livros por Hu Yunhua, um autor chinês , tornou-se disponível em Inglês: "Penjing: A Arte Chinesa de Miniatura Gardens" (Timber Press, 1982) e "Chinese Penjing: Miniatura Árvores e Paisagens" (Timber Press, 1987) que apresentam o Penjing de várias regiões geográficas da República Popular. Embora muitas das árvores pareciam imperfeitas para os olhos dos artistas formados na tradição japonesa, também passavam um espírito de ousada e corajosa personalidade expressão artística que alguns artistas ocidentais não deixaram de notar. Depois, vieram as primeiras visitas e exibições de artistas chineses aos E.U.A. Alguns americanos ficaram impactados. Uma verdadeira libertação, foi o impacto sobre os praticante da arte , que viviam e praticavam rígidas normas e regulamentos . E achavam que tinham sido reprimidos sem permissão concedida para perseguir um maior nível de experimentação artística. Desde os primeiros dias, este coro tem crescido progressivamente. Entretanto, entusiastas em bonsai , que moravam em lugares quentes descobriram que, quanto mais intuitivo e livres, os métodos de artistas chineses se adequavam a seus ambientes naturais, melhor do que muitos métodos clássicos japoneses. Eles descobriram que a vivacidade e profusa graça inata para espécies tropicais, como Ficus ou Bougainvillea apelam a uma abordagem menos formal a árvore...
luciano benyakob escreveu:
Figueira (Ficus retusa) criado por Ye Mingxuan Província de Guangdong. Esta árvore, foi desfolhada para uma exposição para mostrar a sua bela ramificação.
Em meados anos 1970, depois de muitas décadas de guerras e dominação imperial, destruição, fome, revolução, isolamento internacional e experimentos Comunistas , o gigante anteriormente conhecido como o Reino Médio de Chin, foi se mexendo e realinhando sua própria cultura. Desconhecido para o resto do mundo, alguns homens tinham começado corajosamente para reavaliar Penjing na esperança de revitalizar este antigo e milenar costume. Haviam formidáveis obstáculos,muitas das coleções tinha perecido em 100 anos de muitas de catástrofes provocadas pelo homem. E muito da antiga arte tinha degenerado em escolas regionais , consttuidas por artesãos e artistas determinados a treinar árvores em esquisitas e pré-concebidas formas, tais como dragões, nuvens camadas, e assim por diante. Felizmente alguns visionários resolvidos a se conectar com o eminente espírito de outros tempos e de reconstruir a arte de forma tradiçional, enquanto experimentavam de novas formas e técnicas.
luciano benyakob escreveu:
A esquerda , o ideograma que representa a palavra Bon-Sai , em Japonês. Bon, representa vaso ou bandeja, Sai , representa planta. Em Chinês esta palavra se pronuncia Pen-Zai. A direita, o ideograma que representa Pen-Jing em Chinês. Reparem que o ideogramo de Pen , vaso , é igual ao escrito em Japonês: Bon! E tambem se refere a vaso. Jing , significa: Arvore ou paisagem!
O que é o Penjing? Há pessoas que alegam que esta palavra é apenas uma denominação Chinêsa para a mesma arte! Existem várias diferenças entre as duas artes , alem dos seus caracteres escritos. Enquanto a linha japonêsa se foca, na maioria dos casos , na utilização da arvore ou arvores em si. A linha chinêsa está mais focada em paisagens , com a utilização de vários elementos, tipo: rochas , figuras e etc... Até mesmo , no percurssor do bonsai, ou seja o Shumu Penjing, que trabalha a arvore solitária. Há no trabalho chinês uma dramaticidade muito grande e um tendência a paisagem mais distante. Em contraponto a tendência a simetria do trabalho japonês.
luciano benyakob escreveu:Abaixo ,3 gravuras do século XIX , que mostram 3 tipos de trabalhos praticados na China.

Shumu Penjing, Esta tecnica deu origem ao bonsai japonês. São usadas 1 ou várias arvores. Pedras e figuras podem fazer parte do trabalho.

Shanshui Penjing, Esta tecnica tem como ponto principal o uso de uma rocha e várias arvores. Tambem possui similar japonês!

Shuian Penjing, Esta tecnica utiliza vários elementos. Arvores , pedras e água. Tambem foi assimilado pelos japonêses.
Podemos dizer que são apenas desenhos de bonsai , com pedras e algumas plantas a mais , porem o Penjing é extremamente mais antigo que o Bonsai. E no trabalho Chinês é flagrante uma maior liberdade de criação.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 35
Localização : Londrina

Ver perfil do usuário http://paranabonsai.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Penjing , O Renascimento By Karin Albert...

Mensagem  Admin em Sex Abr 30, 2010 10:31 am

luciano benyakob escreveu:
Estatua do Monge Tang Jian Zhen, Fundador da seita Budista Ritsugaku. Esta estatua está no Templo Toshodai, Nara, Japão.
Houveram várias ondas de influência cultural Chinêsa, chegando ao território japonês. A primeira onda se deu entre os séculos VI e VII. Trazendo o sistemas de: Escrita, Estrutura Política , Melhorias no sistema Educacional e o Budismo. E várias formas de arte! A segunda onda, aconteceu durante os séculos XIII e XIV, com a introdução do Zen Budismo, e trazendo mais uma leva de manifestações artisticas. Nisto estava incluso o cultivo de arvores na bandeja. E os monastérios se consolidaram como centros religiosos e artisticos.

Penjing , do Mestre Quin Quan Zao. Considerado o mais famoso artista da China Continental...
Na terceira onda , nos séculos XVII e XIX, deu-se a introdução do Neo- Confuncionismo e mais uma leva de arte Chinêsa. è importante frisar que todas as artes de origem Chinêsa, sempre vieram a reboque destas ondas culturais. E eram sempre ligadas a atividade em monastérios!

Caqui, Diosporos Aramata, Shumu Penjing. Artista Xu Rong Lin,de Yangzhou....
luciano benyakob escreveu:
Templo Budista Daming Si, em Yangzhou, China. De aonde saiu o Monge Jian Zhen , para ensinar o Budismo no Japão. Construido no século V, durante a dinastia Tang.
É nescessário mostrar como esta e outras artes , foram introduzidas no Japão e em outros países do oriente , sempre em correlação com a atividade monásterica! Em tudo desde a alfabeto , pintura, ou qualquer forma de arte . Está relacionada a expansão do Budismo. Emanado da China!

O quesito influência é muito gritante e bem documentado. Na pintura então , a coisa é muito clara. Sendo que muitos artista japonêses , as vêzes iam pintar suas paisagens e estudar na China. Acima , uma cena muito usada na composição de Penjings: Dois Sábios conversando a sombra de arvores.
É muito claro que todas as artes , ditas Niponicas, tem seu similar Chinês. Porem com séculos de antiguidade. Todas!!!


Vista de Monges Japonêses ao templo Damin Si, na China. Considerado o bêrço da cultura Zen. A direita uma arvore na bandeja. Foto de 1980.
avatar
Admin
Admin

Mensagens : 132
Data de inscrição : 28/04/2010
Idade : 35
Localização : Londrina

Ver perfil do usuário http://paranabonsai.forumeiro.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum